“É preciso ter agilidade na execução, que só é conquistada na prática”
Ainda falando sobre o tema de estudo continuado na área de gastronomia, e da polêmica entre a teoria versus a prática na cozinha, a INFOOD conversou com o famoso chef francês Laurent Suaudeau. Para ele, “O aluno tem que entender que não se trata apenas de estudar e investir em pós graduação e especializações que possuem pouco direcionamento prático e muita teoria, e sim executar e atuar diretamente na prática. A cozinha, antes de mais nada, é manual e, portanto, é preciso ter agilidade na execução, e essa assimilação dos gestos e destreza só é conquistada na prática. Quanto mais prática, melhor”.
Por gostar muito de ensinar e estar interessado na formação de novos cozinheiros, Laurent montou sua própria escola no ano de 2000, a Escola de Arte Culinária Laurent, que fica em São Paulo. Os cursos da Escola Laurent são em formato de Módulos que são direcionados a um conteúdo específico e, portanto, o aluno pode optar pelo qual lhe interessa mais e fazer quantos achar necessário. “O nosso formato é baseado em cima do conhecimento que é decorrente de um trabalho de estudo reflexivo que pertence a Escola Francesa de Cozinha. O aluno que vem pra escola – na maioria das vezes – já tem algum conhecimento ou trabalha na área”, completa o chef. Os Módulos ofertados pela escola atualmente são: Módulo de Conhecimentos e Métodos, Módulo de Carnes, Módulo de Massas e Risotos, Módulo de Sous Vide, Módulo de Panificação, Módulo de Cozinha de Pequenas Porções e Tendência, Módulo de Cozinha Francesa Contemporânea, Módulo de Cozinha Bistrô Francesa, Módulo de Pâtisserie, Módulo de Cozinha Italiana.
Para que seus alunos consigam fazer os cursos sem atrapalhar a vida profissional, os cursos possuem uma duração curta, de 3 a 5 dias.
De acordo com Laurent, para quem pretende desenvolver uma carreira na gastronomia, “aprender com quem sabe e executar com quem sabe é o mais importante”.
É importante salientar que existem grandes possibilidades na área da gastronomia, e que ela não está limitada apenas aos restaurantes. A área da gastronomia é muito ampla e portanto existem muitas direções para quem não quer trabalhar em restaurantes como hotéis, catering e a indústria da alimentação.
Serviço:
Escola de Arte Culinária Laurent
www.laurent.com.br
eacl@laurent.com.br
Por Redação Fotos: Taís Pinheiro