Facebook Youtube Instagram Pinterest

Depoimentos

boa tarde, Chef Laurent,

Eu cozinho. Adoro cozinhar. Gosto de receber em minha casa gente que gosta de comer. Capricho sempre.
Sempre à mesa, sempre reuniões na cozinha. 
Pra exercitar a culinária, bebo na fonte das minhas referências -  raiz mineira, ascendência árabe e italiana -; em literatura, histórias e culturas; livros de receitas daqui e d'acolá; em viagens, de preferência, gastronômicas (como é bom experimentar!).
Quando pensei no curso, queria muito, muito, mas confesso que relutei. Achava que não iria dar conta. 
E então, Chef, quanta generosidade encontrei no seu jeito de ensinar. A sua cozinha é acolhedora.
Foi uma semana intensa. Uma imersão na arte e nos gestos que levam à comida boa, bem feita e bonita, muito bonita.
Obrigada por construir este ambiente de ingredientes, aromas e conhecimento.
Obrigada ao senhor e sua equipe,
um abraço e até breve,
Cássia

______________________________________________________________________________________________

 Bonsoir Laurent, c'etait un plaisir de travailler avec votre equipe, ils ont ete super.  Encore merci pour cet evenement. La boucle est bouclee, j'avais commence au Bresil, il y a 17 ans a l'ecole Laurent.  Bravo pour tout ce que vous faite pour la Gastronomie dans ce grand pays et Merci, vous etes notre reference. Um Grande Abraco!    MARC

Chef Marc Le Dantec _____________________________________________________________________________________________

"Chef Laurent, boa noite!

 Estou tendo uma semana de muitas descobertas,aprendizados, inspiracao e por tudo isso, gostaria de lhe dizer algumas coisas.

Eu sempre li sobre o senhor, seu restaurante, mas nao tive a oportunidade de frequenta-los. Durante um periodo em que trabalhei muitas horas por dia e viajava quase toda semana, li o seu livro Carta a um jovem cozinheiro e ali ja havia me encantado com suas crencas/propositos e a forma pela qual tomava suas decisoes(certas e erradas) pautadas por elas. Adicionalmente, nesse periodo tinha como principal lazer sair para comer e experimentar tudo o que pudesse.
Depois de um tempo e por algumas mudancas de vida, passei a sair menos e comecei a cozinhar em mais, em grande parte por uma frase que ouvi no meu coaching: nao precisa viver do que se ama, mas nao se pode viver sem o que se ama, mesmo que isso seja atraves de um hobby. Desde entao passei a cozinhar mais.
Nao sei lhe dizer ainda a profundidade que essa semana com o senhor, na sua escola, imerso nas suas crencas e propositos, tera ao longo minha vida.
Cada vez mais, pelo menos no meio corporativo, o conceito de Proposito voltou a tona. Essa semana com o senhor serviu para deixar claro, que como tantas outras coisas, isso sempre existiu e que a humanidade passa por ciclos/modas/momentos e agora estamos voltando a valorizar alguns conceitos "perdidos" como Crenca/Proposito, que para mim é fazer o que se acredita de acordo com seus valores.  
Sem duvida, espero conseguir, em algum momento da minha vida, conseguir gerar o impacto, a inspiracao, o encantamento que voce proporcionou, nao so a mim, mas a todas as pessoas da minha turma. Isso se deu, pelas mais diversas razoes:

-sua humildade;
-sua disponibilidade;
-seu conhecimento e carisma;
-sua pre disposicao em ajudar a todos nessa area (seja com transparencia sobre o lado duro da profissao, seja pelos contatos e disponibilidade em ajudar)

 Acredito muito que as coisas acontecem por alguma razao e tambem acredito muito que nossa vida é a somatoria dos relacionamentos que tivemos, temos e teremos, assim como os encontros com algumas pessoas ao longo da nossa vida, por mais breve que possam ser.
 Sem duvida alguma essa semana serviu para reforcar/renovar algumas crencas, assim como abandonar tantas outras.
Estendo meus parabens a toda sua equipe que nos acompanhou essa semana e que possibilitaram esse passeio, mesmo que temporario, por um pedacinho da sua cultura.
Por tudo isso,gostaria de agradecer,desde ja, por tudo que proporcinou, direta e indiretamente ate agora.
 Espero ter a oportunidade de reencontra-lo novamente. Tentarei fazer algum outro curso antes do senhor voltar a Franca

 Abs,
Leopoldo (21/07/2016)"


Para Chef Laurent, sua esposa, cozinha e Adm.

 Olá Bom dia, é a Gabriella Que a escola em junção com a Bragard cedeu o curso de métodos há uma semana.

Assim como fiz minha carta de apresentação esse é um agradecimento para todos.

Obrigado Chef Laurent por abraçar os brasileiros e enxergar cozinheiros onde oucos profissionais conseguem ver hoje dia.

Você é um Europeu, teria toda a capacidade de não ajudar brasileiros (porque a maioria são complicados, rs) Mas você vê e faz o que poucos chefes conseguem zazer que é o ensinar, você tem o dom da cozinha e a dádiva de ser um ser humano bom.

Coisa que se pouco vê dentre as pessoas hoje em dia.

Você é um mestre   que Deus abençoe você sua cozinha e seus negócios sempre, assim como toda equipe da escola. Hoje no brasil é muito difícil desenvolver escolas sérias e ter alunos com a ansiedade de aprender o certo.

Porque cozinhar vai muito além de cargos ou dolmãs bem passadas, é um ato de servir e de amar as pessoas.

Obrigado Chefe de coração, espero que Deus use a vida de você e sua esposa para encontrar talentos e profissionalizar cada vez mais cozinheiros do Brasil.

Merci

Gabriella Lima 


"Antes de mais nada quero agradecer pela maravilhosa semana que tive aí.
Foram mil informações relevantes para que eu me sinta muito mais confiante em relação a meus conhecimentos. Quero agradecer acima de tudo o calor que havia na cozinha, não me refiro ao calor do fogão e sim ao CALOR HUMANO, senti-me em casa. De um Chef, com letra maiúscula, como você poderia se esperar um outro comportamento, que bom que assim não foi, o que recebi foi muita atenção, lhe agradeço muito por isso."

Vera Maria Menusier


"Participar dos módulos de técnicas da cozinha francesa na Escola das Artes Culinárias Laurent foi uma experiência gratificante, não só por poder observar a facilidade e simplicidade com que o talento do Chef Laurent se manifesta na execução de sua arte, mas principalmente por constatar sua capacidade em transmitir conhecimento numa linguagem acessível a todos os que se interessarem em vivenciar essa oportunidade. Para mim essa experiência foi também muito prática, com aplicação dos conceitos e processos em nossa cozinha."

Eduardo Amaro
sócio-gerente do Kuriuwa Hotel
www.kuriuwahotel.com.br


"Assisti dois cursos que adorei, principalmente pela generosidade do Chef Laurent ao transmitir aos alunos não só conhecimentos, mas também respeito e paixão pela profissão de cozinheiro.
Desta maneira o Chef Laurent preza um ambiente de trabalho muito profissional mas também agradável e divertido.

Esta experiência foi muito importante para mim porque consegui aprender técnicas francesas fundamentais e ampliar minha visão da gastronomia.
Estou esperando com ansiedade o próximo curso!!"

Valentina Avecilla de Adamson


Realmente muito obrigado pelo excelente almoço e amizade.

 Apreciei todo de uma maneira muito especial,  adorei a hospitalidade e, claramente, os pratos absolutamente excepcionais,  alem de ter curtido com extremo prazer a oportunidade de conhece-los melhor e de ver as suas excelentes instalações.

 A cozinha do Laurent, se Vocês todos me permitem, é uma coisa única, pois une varias coisas fundamentais para a excelência:

1.    Ingredientes (e disto já falamos, e confirmamos gostosamente no almoço)

2.    Técnica (não precisa comentar ...).

3.    Tradição: e aqui diria que a mesma,  a altíssimos níveis (como a de hoje a meio dia), parece meio difícil ou, melhor,  quase impossível de se encontrar ultimamente. Pois a maioria dos cozinheiros ou a esquecem em prol de vulgarização de nossa historia e cozinha, ou então a trocam para a realização de pratos etéreos sem gosto nenhum. Eu me permito de afirmar com bastante certeza que “Não adianta ter Ingredientes excepcionais sem saber cozinhá-los, ou uma Cozinha sofisticada sem saber usá-la, ou então esquecer a Tradição e o “Terroir” para criar pratos etéreos – as vezes até bonitos – mas sem gosto, textura e sobretudo sem coerência. Afinal todo mundo quer comer e mastigar coisas boas (não apenas gases ou perfumes), e possivelmente da melhor e da mais gostosa maneira possível”. Este é meu lema desde vários anos. Me repito e não canso de me repetir.

4.    Mas a cozinha do Laurent tem uma coisa a mais, bem diferente e apurada, que de repente e felizmente descobri hoje: se chama  BASE
A formação e historia deste excelente cozinheiro demonstram isto. Laurent inova, sabe inovar e muito bem, mas não em cima de nada, mas sim de uma base perfeita, aprimorada , trabalhada e provada durante centenas de anos e experimentada por ele por decénios. Laurent inova em cima de tradição, inova em cima de técnicas antigas e perfeitas, sabendo paralelamente usar e abusar das mais adiantadas tecnologias existentes no dia de hoje.
Laurent pesquisa,  Laurent lê, Laurent pensa e Laurent adota as técnicas mais apuradas de hoje na cozinha dele com resultados excepcionais.
E esta é a grande diferença,  pois  usar “sous-vide” com a cozinha de nossa avô, técnicas moleculares em cima da tradição Francesa de 200 anos atrás, etc... é definitivamente incomum, e extremamente difícil.

Laurent faz isto com absoluta professionalidade, competência, controle e excelência. E, “last but not least”, proporcionando um extremo prazer de mastigar ... 

Mais uma vez... Parabéns Laurent !!!

E, claramente, mais uma vez obrigado.

 

Maurizio Remmert